RESUMO - Etapa 03

Imagem
 
A primeira fase da Temporada 2017 da Fórmula SKR chegou ao seu final no último sábado! Mais uma vez, como sempre ocorre em Interlagos, a chuva rondou a região durante as horas que antecederam a etapa e deixou muitos pilotos bastante apreensivos. Mas para a alegria de muitos e tristeza de poucos, uma figura lendária vem se destacando nesses momentos: o Santo Vilarinho! E quando ele fala que não vai chover, pode ficar tranquilo! E assim tivemos duas etapas com o asfalto seco.
 
Em duas corridas emocionantes, caracteristica que se tornou um padrão em todas as etapas desse ano, os pilotos decidiram a divisão final das categorias, os bônus que levarão para a próxima fase e o grande campeão da primeira parte da temporada. Curioso para saber tudo isso? Vamos lá!
Imagem
 
Imagem
 
Imagem
 
Imagem
 
 

 

CORRIDA 01

Imagem
 
Na primeira bateria, Luis Espinhal entrou voando na pista e garantiu o tempo mais rápido entre os pilotos, garantindo assim o primeiro ponto do dia! O segundo melhor tempo ficou com o onipresente Samer Ghosn, seguido por Rodrigo Giacomini. Denis Heib e Marcelo Nicoro fecharam o Top 5.
 
Com o sentido invertido do traçado e uma curva de 180 graus ao final da reta principal, uma boa largada era essencial pela busca por um bom resultado. O resultado foi uma largada bastante cautelosa de todos os pilotos. O destaque ficou com Vitor Vilarinho (sim, o Santo!), que ganhou oito posições logo na primeira volta. Já o troféu “pneu murcho” dessa vez ficou com Denis Heib, que, para desespero de Eraldo Narvaez que vinha logo atrás, perdeu 5 posições após dificuldades na largada. 
Imagem
 
Imagem
 
Ao final da segunda passagem, a liderança era de Samer Ghosn, que ganhou a posição de Luis Espinhal logo no inicio. A terceira posição era disputada por Rodrigo Giacomini e Marcelo Nicoro, separados por apenas 0,1 segundo. A quinta posição era de Marcel Moreno, outro piloto que realizou uma boa largada e ganhou quatro posições. Marcio Simão fechava a lista do TOP 6 que subiriam ao pódio nesse momento.
 
Na décima volta, a liderança já havia sido recuperada por Luis Espinhal, que possuia pouco mais de 2 segundos para Samer Ghosn. Porém, nesse momento a preocupação maior de Samer era a defesa da posição contra os ataques da dupla Rodrigo Giacomini e Marcelo Nicoro.  Os três estavam separados por 1 segundo. Um pouco mais atrás, Marcio Simão e Marcel Moreno duelavam pela quinta posição e tentavam reduzir a distancia para o grupo da frente. Denis Heib, em uma corrida de recuperação, também tentava seguir o ritmo da dupla a frente e era seguido de perto por Eraldo Narvaez. Ivan Ninomiya e Fernando Nassif fechavam a lista do Top 10.
Imagem
 
Imagem
 
Ao final da corrida, Luis Espinhal conseguiu adminsitrar a vantagem e foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada! Samer Ghosn ficou com a segunda posição, a frente de Rodrigo Giacomini e Marcelo Nicoro. Marcio Simão também manteve a quinta posição até o final da prova e garantiu o seu lugar no pódio junto com Marcel Moreno, o sexto colocado. Denis Heib terminou na sétima posição e lamentou o problema na largada. Eraldo Narvaez fechou a corrida na oitava posição, a frente de Ivan Ninomiya e Fernando Nassif. 

Eric ficou com 11º colocação, a frente de Lauricy Mathi, que começa a mostrar evolução após três corridas. Vitor Vilarinho terminou na 13º colocação, a frente de Adriano Alves que foi punido com acréscimo de tempo ao final da prova. Eduardo Navarro foi o 15º colocado após briga intensa até o  final com Daniel Peach. Marco Albuquerque,após uma corrida para se esquecer, ficou com a 17º colocação e pouco foi pressionado por Vladimir Caridá e Romulo Pavan. Diego Silva, que voltou para a pista após alguns meses sem correr, e Augusto Valent completaram o grid dessa etapa.
Imagem
 
Imagem
 
 

 

CORRIDA 02

Imagem
 
Já era noite quando a segunda bateria do dia foi para a pista e alguns problemas com a iluminação do kartódromo fizeram com que o desafio para os pilotos fosse ainda maior, principalmente na parte mais afastada das região dos boxes. Nessa condição adversa, quem voltou a se destacar foi o expert em Interlagos Fabio Cunha, que repetiu a pole position da última etapa. Thiago Moreira fez o segundo melhor tempo, seguido por Willian Lopes. Ricardo Gomes e Fabio PL fecharam a lista dos cinco mais rápidos.
 
Se uma boa largada já se mostrava importante em condições normais, a falta de visibilidade apimentou ainda mais o processo nessa segunda bateria. Mas os pilotos souberam se comportar e contornaram a primeira curva com maestria. O destaque positivo ficou com Ettor Bovo, que ganhou quatro posições na primeira volta. Já o prêmio de “pneu murcho” ficou em Erick Sander, que caiu cinco lugares no mesmo trecho. Mas quem realmente sofreu bastante nessa primeira volta foi Diogenes Alexandre, que viu seu kart ter problemas de motor e apagar totalmente. Diogenes teve que voltar correndo para os boxes e acabou perdendo cerca de 3 voltas em relação aos lideres.
Imagem
 
Imagem
 
Ao final da segunda volta, a liderança era mantida por Fabio Cunha. O seu xará Fabio PL, outro piloto com bastante experiência em Interlagos, ganhou três posições e já ocupava a segunda colocação.  Willian Lopes e Ricardo Gomes mantinham suas posições de largada e disputavam bastante a terceira posição. Guilherme Konrad vinha logo atrás e se defendia dos ataques de Thiago Moreira, que iniciava uma corrida de recuperação após perder quatro posições na largada.
 
Na décima passagem, Fabio Cunha administrava com tranqulidade a liderança. Eram pouco mais de seis segundos de distancia para Willian Lopes. Thiago Moreira já ocupava a terceira posição, cerca de meio segundo a frente de Fabio PL. A quinta posição era uma das mais disputadas naquele momento, com seis pilotos separados por pouco mais de quatro segundos. Eram eles: Ricardo Gomes, Guilherme Konrad, Marcelo Iazzetti, Giovanni Cordeiro, Rafael Campos e Rafael Skinner.
Imagem
 
Imagem
 
Não tivemos surpresas na hora da bandeira quadriculada. Após dar show nos treinos e durante toda a corrida, Fabio Cunha fechou com chave de ouro a terceira e última etapa da primeira fase! Willian Lopes, após uma ótima corrida, ficou com a segunda posição. Thiago Moreira e Fabio PL também mantiveram suas posições até o final, terceiro e quarto, respectivamente. O emocionante duelo pela quinta posição foi vencido por Ricardo Gomes! Marcelo Iazzetti ultrapassou Guilherme Konrad nas últimas voltas para garantir o último lugar do pódio! A oitava posição ficou com Giovanni Cordeiro, seguido por Rafael Skinner e Rafael Campos.
 
O outro irmão Campos, Gabriel, ficou com a 11º colocação, a frente de Ettore Bovo. Geison Granelli sofreu bastante com o kart e terminou apenas na 13º colocação, pouco a frente de Erick Sander. Outro que também teve problemas com o kart foi Gabriel Bianchi, que terminou em uma modesta 15º colocação após chegar a etapa como o único piloto com chances de tirar o titulo de Gustavo Yanez. Filipe Carvalho chegou na 16º colocação, a frente do experiente e campeão de 2014 Marcos Ascensão. Juan Carlos terminou em 18º, seguido por Leandro Rodrigues e Juliano Beghini. Diogenes Alexandre completou o grid após fazer uma corrida de consolação devido aos problemas na largada
.
Imagem
 
Imagem
 
 

 

CAMPEONATO

Após as três etapas da primeira fase, o primeiro CAMPEÃO do ano é Gustavo Yanez!! Após dois incrives “hat-tricks”, Gustavo não deu chances para os seus adversários. Luis Espinhal ficou com a segunda melhor campanha, logo a frente de Samer Ghosn, que se destacou pela regularidade e foi o único piloto sem vitórias no Top 6 dessa fase. Fabio PL terminou empatado em pontos com Gabriel Bianchi, mas ficou com a quarta posição pelo critério de desempate. O mesmo ocorreu com a disputa pela sexta posição geral, com Marcio Simão levando a melhor sobre Fabio Cunha. Já a oitava posição teve um empate triplo! Melhor para Marcelo Iazzetti, que em seu ano de estréia venceu o desempate com Rodrigo Giacomini e Marcelo Nicoro após um segundo lugar na segunda etapa do ano.

A alta média de pontuação e os diversos empates verificados na tabela de classificação ao final dessa fase demonstam o ótimo nivel de pilotagem nessa temporada! Teremos grandes disputas na próxima fase e quem sairá ganhando serão os próprios pilotos. Preparem seus corações, pois muitas emoções estão por vir!

Quer saber a posição de todos os pilotos e a divisão das categorias com seus respectivos bônus?  Acesse o link da classificação disponibilizado a seguir.
Imagem
 
 

 

LINKS

LINK para CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA.

LINK para ALBUM DE FOTOS.
 

 
ATENÇÃO!
 
A quarta etapa ocorrerá no dia 13 de Maio no Kartódromo Granja Viana, com corridas as 17h00 e 17h30
.