RESUMO - ETAPA 05

Imagem
 
O “templo sagrado” do automobilismo brasileiro foi o palco da quinta etapa da Temporada 2017 da Fórmula SKR, que voltou às pistas após mais de um mês de intervalo após a quarta etapa.
 
Pela terceira vez no ano, os pilotos voltaram para o tradicional kartódromo de Interlagos, palco revelador de nomes como Ayrton Senna. Porém, essa foi a primeira etapa nos novos karts Mini do kartódromo, o que também marcou a “primeira vez” de muitos pilotos com esse equipamento. Garantia de muita emoção em clima junino!

Além da programação oficial, os pilotos também ficaram sabendo durante o briefing os escolhidos para o programa de psicologia do esporte. Parabéns Eric Martins, Gabriel Campos e Fabio PL! 
Imagem
 
Imagem
 
Imagem
 
Imagem
 
Imagem
 
Imagem
 
 

 

CATEGORIA LIGHT

Imagem
 
A categoria Light foi a primeira a ir para a pista. O mais rápido do treino classificatório foi Daniel Ribeiro, que vem mostrando grande evolução ao longo da temporada. Ivan Ninomiya, o “japonês voador’ garantiu o segundo melhor tempo, seguido por Marcel Moreno. Geison Granelli e Daniel Peach completaram o top 5 da classificação.
 
O momento da largada já é considerado um dos mais críticos da corrida. Porém, largar em Interlagos pode ser considerando muito mais tenso em função da curva de 180º localizada poucos metros após a linha de chegada. Ingrediente perfeito para muita confusão!
 
O grande destaque foi Diego Silva, que em seu retorno às pistas ultrapassou sete pilotos na primeira volta! Já o troféu “pneu murcho” da vez ficou com Erick Sander, que caiu 14 posições na primeira volta após ser tocado e perder o controle do seu kart.
Imagem
 
Imagem
 
​Com as duas primeiras voltas completadas, a liderança era de Ivan Ninomiya. Menos de um segundo separava Ivan de outros três pilotos. Eram eles: Marcel Moreno, Daniel Ribeiro e Geison Granelli. Eduardo Navarro vinha logo atrás na quinta posição e Guilherme Batista fechava a lista dos seis pilotos que subiriam no pódio naquele momento.
 
Após a 9º volta, Ivan mantinha a liderança, mas não conseguia abrir para Marcel Moreno. O terceiro colocado era Geison Granelli, que liderava o grupo de perseguição aos líderes ao lado de Eduardo Navarro e Daniel Ribeiro. Eric Martins, após largar dos boxes, vinha em uma sensacional corrida de recuperação e já ocupava o sexto lugar nesse momento. Guilherme Batista era o sétimo colocado, seguido de perto por Daniel Peach. Lauricy e Diego Santos faziam um duelo bonito pela nona posição e completavam os dize primeiros nesse momento da prova.
Imagem
 
Imagem
 
O primeiro piloto a ver a bandeira quadriculada foi Marcel Moreno, que se aproveitou do cansaço de Ivan na última parte da prova para assumir a liderança e manter uma distância segura de cerca de um segundo para Geison Granelli. A terceira posição ficou com Eric Martins, o nome do dia após a recuperação com a largada dos boxes. Ivan Ninomiya terminou “apenas” na quarta posição após liderar grande parte da prova. Eduardo Navarro terminou na quinta posição e reclamou bastante dos toques sofridos na parte final da prova, o que certamente o colocaria em um lugar mais alto do pódio. Guilherme Batista fechou o pódio com a sexta posição. Daniel Peach ficou na sétima posição, seguido por Ricardo Sousa, que perdeu a liderança da categoria após essa etapa. Lauricy ficou com a nona posição. Daniel Ribeiro, que terminou a corrida na quarta posição, foi punido com 20 segundos pelos toques em Eduardo Navarro e caiu para a décima posição.
 
Marcel Moreno foi o vencedor da subcategoria Novatos e Geison Granelli ficou com a vitória na Pesados!
 
Imagem
 
Imagem
 
CAMPEONATO LIGHT
 
Após a segunda corrida da segunda fase e o início da aplicação da regra de descarte, Marcel Moreno passa a ser o novo líder da categoria! Com o mesmo número de pontos que Marcel, mas sem uma vitória no critério de desempate, Ricardo Sousa desce um degrau no pódio e agora ocupa a segunda colocação na classificação. A terceira colocação é de Geison Granelli. Eduardo Navarro e Daniel Peach, também empatados no número de pontos, completam o TOP 5 da categoria nesse momento.
 
Muito equilíbrio na categoria Light, com os cinco melhores pilotos separados por apenas 5 pontos!
 

 

CATEGORIA PRÓ

Imagem
 
Após os 5 minutos de treino classificatório, um conhecido nome voltou a aparecer na lista de mais rápidos. Gustavo Yanez, o campeão da primeira fase, registrou o melhor tempo e garantiu o ponto extra da pole position. O segundo melhor tempo foi de Fabio PL, o “piloto da casa”. Rafael Skinner ficou com o terceiro melhor tempo. Gabriel Campos, em ótima fase, e Marcio Simão completaram a lista dos cinco mais rápidos.
 
Assim como citado na Light, o primeiro grande desafio da categoria Pró estava na largada. E os grandes destaques nesse momento foram Marcos Ascensão e Thiago Moreira, que ganharam cinco posições cada na primeira volta. O troféu “pneu murcho” ficou com Rafael Skinner, que se envolveu em uma confusão e perdeu nove posições após realizar um belo treino classificatório. 
Imagem
 
Imagem
 
A liderança era mantida por Gustavo Yanez ao final da segunda volta. Porém, a pressão de Fabio PL e Marcio Simão era grande e os três já abriam mais de dois segundos para os demais pilotos. Marcos Ascensão era o quarto colocado e trazia no vácuo um grupo de pelo menos cinco pilotos separados por menos de dois segundos. Nesse momento, Eraldo Narvaez e Rodrigo Giacomini completariam o pódio.
 
Nada de mudança na liderança após a 9º volta. Gustavo Yanez seguia firme e era o único a virar na casa do 1m06s. Cerca de três segundos atrás vinha a dupla Fabio PL e Marcio Simão, que até esse momento se ajudavam na perseguição ao líder e mantinham segura distancia para os demais pilotos. Marcos Ascensão mantinha a quarta posição sem grande pressão. Não podemos dizer o mesmo para Rodrigo Giacomini, que um grupo de pelo menos cinco pilotos separados por menos de 2 segundos. Eram eles: Eraldo Narvaez, Gabriel Campos, Thiago Moreira e Marcelo Iazzetti. Linda disputa! Willian Lopes completava a lista dos dez melhores classificados.
Imagem
 
Imagem
 
A vitória ficou com Gustavo Yanez, que venceu de ponta a ponta e marco ou “ha trick” do dia após largar na pole e registrar a melhor volta da corrida. O “monstro” está de volta! A disputa pela segunda colocação foi bastante intensa e se tornou o grande destaque do dia. Após não se entenderem na pista, Fabio PL e Marcio Simão perderam contato com o líder e ajudaram os demais pilotos a chegarem para essa briga. O resultado foram pelo menos cinco pilotos disputando a posição até o último metro, equilíbrio esse comprovado pelo meio segundo que separou os cinco no resultado final da corrida. Quem se saiu melhor nessa briga foi Fabio PL, que garantiu a segunda colocação. Eraldo Narvaez ficou com a terceira posição, seguido por Marcio Simão, que reclamou bastante ao final da corrida de um toque sofrido de Fabio PL. Marcos Ascensão ficou com a quinta posição e Rodrigo Giacomini fechou a relação de pilotos que subiu no pódio. Marceo Iazzetti, após ter tido uma punição por tempo desconsiderada, acabaou na sétima posição. Thiago Moreira, atual bicampeão da Fórmula SKR, ficou com a oitava posição. Samer Ghosn, após ótima corrida de recuperação por largar dos boxes, ficou com a nona posição. Gabriel Bianchi fechou o TOP 10 da categoria nessa etapa.
 
A vitória da subcategoria Novatos foi de Rafael Campos.

 
Imagem
 
Imagem
 
CAMPEONATO PRÓ
 
Após mais um “hat trick” na temporada, o “monstro” Gustavo Yanez assume a liderança da categoria com incríveis 49 pontos, a pontuação “máxima” que poderia ser atingida nesse momento! A segunda posição é de Fabio PL. Luis Espinhal possui a mesma pontuação de PL, mas fica com a terceira posição em função do critério de desempate. Marcio Simão e Samer Ghosn, também empatados em pontos, completam o TOP 5 após essa etapa. 

REGISTRO DE PUNIÇÕES

Categoria Light:

- ADV: Piloto Daniel Ribeiro, por toque lateral no Piloto Eduardo Navarro;
- ADV + 5 seg: Piloto Daniel Ribeiro, por reincidência em toque lateral no Piloto Eduardo Navarro;
- ADV + 5 seg: Piloto Juliano Beghini, por toque traseiro com prejuizo ao outro kart;

- ADV + 20 seg: Piloto Daniel Ribeiro, por reincidência em toque lateral com prejuizo a dois karts.

Categoria PRÓ:

- ADV + 5 seg: Piloto Marcelo Iazzetti, por toque traseiro no piloto Thiago Moreira (*Desconsiderada após revisão);
- ADV: Piloto Samer Ghosn, por excesso de velocidade nos boxes;
- ADV: Piloto Alejandro (convidado), por excesso de velocidade nos boxes;
- ADV: Piloto Rafael Campos, por toque lateral no Piloto Willian Lopes.


** Os incidentes envolvendo os pilotos Fabio PL e Marcio Simão durante a última e após a bandeira estão sob investigação da Direção do campeonato. O parecer será divulgado aqui e comunicado aos pilotos até o dia 16/julho. **
 

 
ATENÇÃO!
 
A próxima etapa ocorrerá no dia 22 de Julho no Kartódromo Granja Viana, com corridas as 16h30 e 17h00
.