RESUMO - ETAPA 06

Imagem
 
Emocionante em todos os sentidos! Assim pode ser definida a 6º Etapa da Temporada 2017 que ocorreu no último final de semana no Kartódromo Granja viana. Com 54 pilotos presentes, o novo recorde do campeonato, a tarde de sábado registrou muits disputas e colocou fogo no campeonato!
 
O destaque do dia ficou para o traçado utilizado, considerando um dos mais difíceis entre as atuais opções do Kartódromo Granja Viana. No briefing os pilotos escutaram dos Diretores de Prova que saber se comportar nas duas curvas bastante técnicas e de baixa velocidade desse traçado seria crucial para um bom resultado. E foi exatamente isso que aconteceu, principalmente para a categoria PRÓ.
Imagem
 
Imagem
 
Imagem
 
Imagem
 
Imagem
 
Imagem
 
 

 

CATEGORIA LIGHT

Imagem
 
Seguindo a programação oficial, a categoria Light foi a primeira a ir para a pista e descobrir os segredos desse traçado tão técnico. E quem deu show foi o piloto Frederico Capraro, que garantiu o melhor tempo em sua volta às pistas depois de uma etapa ausente. O segundo melhor tempo ficou com Geison Granelli, seguido de muito perto por Eric Martins. Ricardo Sousa e Marcel Moreno, que chegaram nessa etapa brigando pela liderança, compeltaram o top 5 do treino de classificação.
 
A largada ocorreu sem maiores incidentes e os pilotos deram um show de direção  na primeira volta, principalmente naqueles pontos considerados mais criticos.  O grande destaque positivo ficou com Eduardo Navarro, que ganhou sete posições  logo na primeira passagem.
Imagem
 
Imagem
 
Ao completarem duas voltas, a liderança era mantida por Frederico Capraro, que soube se livrar do tumulto da primeira volta e conseguiu abrir três segundos de vantagem para os demais pilotos. A briga pela segunda posição estava entre Eric Martins e Geison Granelli, que vinham colados ma tentativa de evitar a fuga de Fredy.  Marcel Moreno, o lider do campeonato, vinha logo atrás na quarta posição seguido de muito perto por Eduardo Navarro. Ricardo Sousa completava a lista dos seis pilotos que subiriam no pódio nesse momento.
 
Ao final da décima volta, Fredy Caparao mantinha a liderança com mais de 10 segundos de vantagem para o segundo colocado, Eric Martins. A terceira posição era ocupada por Marcel Moreno. A quarta posição nesse momento era disputada por cinco pilotos, separados por menos de dois segundos. Eram eles: Adriano Alves, Eduardo Navarro, Guilherme Batista, Ricardo Sousa e Lauricy Mathi. Erick Sander e Filipe Marques, separados por menos de meio segundo, completavam o Top 10. O destaque negativo nesse momento era o abandono de Geison Granelli após incidente com Eric Martins na briga pela segunda posição.
Imagem
 
Imagem
 
Não tivemos surpresas até a última volta e o primeiro piloto a receber a bandeirada quadriculada foi Frederico Capraro! Essa é a segunda vitória do piloto na segunda fase da temporada. A segunda colocação ficou com Marcel Moreno, que soube se recuperar durante a prova para garantir bons pontos na briga pela liderança da categoria. A terceira posição ficou com Adriano Alvez, que comemorou muito o primeiro pódio no campeonato. Erick Sander e Filipe Marques fizerma um ótimo trabalho em dupla para ganhar importantes posições na parte final da prova e terminar na quarta e quinta posição, respectivamente. Ricardo Sousa foi o sexto colocado e fechou a lista de pilotos no pódio. Eric Martins, que acabou a corrida originalmente na terceira colocação, foi punido com 20 segundos pelo incidente com Geison Granelli e ficou apenas com a sétima posição. Lauricy Mathi, que também foi punido com 5 segundos por toque durante a corrida, ficou com a oitava posição. Eduardo Navarro e Marcelo Dinhi completaram os dez melhores dessa sexta etapa!

Frederico Capraro também levou a vitória na subcategoria Novatos. Filipe Marques garantiu o lugar mais alto na subcategoria Pesados. 

Resultado completo no link:  
http://formulaskr.brasilkart.com.br/resultados.php?evento=1
Imagem
 
Imagem
 
CAMPEONATO LIGHT
 
Marcel Moreno manteve a liderança do campeonato e agora possui cinco pontos de vantagem para Ricardo Sousa. Com a vitória, Fredy Capraro sobe para a terceira colocação e já começa a incomodar os lideres. Mesmo com a punição nessa etapa, Eric Martins aparece na quarta colocação, apenas um ponto a frente de Daniel Peach.
 
Na subcategoria Novatos, a liderança é do próprio Marcel Moreno. Eric Martins é o líder da subcategoria Pesados.
 

 

CATEGORIA PRÓ

Imagem
 
Por ser considerada a mais experiente, a categoria Pró foi para a pista com a responsabilidade de pelo menos repetir o bom comportamento que a Light demonstrou nas primeiras voltas nesse dificil traçado.
 
Quem mais se destacou no treino classificatório foi Marcio Simão, que registrou o melhor tempo! Porém,em função de uma penalidade da última prova, Simão perderia três posições no grid e isso fez com que ele largasse na quarta posição. Dessa forma, a pole position ficou com o convidado Deyvid Fonseca, da equipe C.A. Kart. Gustavo Yanez ficou com a segunda posição e foi o piloto do campeonato mais bem classificado, o que lhe garantiu um ponto extra. A quinta posição ficou com Nader Ghosn.
 
A largada ocorreu sem maiores incidetes. Porém, a expectativa de uma primeira volta sem grandes incidentes durou poucos segundos. Logo na primeira curva de maior desaceleração da pista, dois incidentes praticamente fecharam o caminho dos pilotos. Com esses incidentes, os pilotos se agruparam e a consequencia disso foi uma grande confusão nas curvas seguintes do  miolo com varios karts saindo da pista, perdendo o controle e ficando nos pneus. Com certeza a largada mais caótica já vista nos cinco anos desse campeonato! 
Imagem
 
Imagem
 
Ao final da segunda volta, a liderança já havia sido recuperada por Marcio Simão. A segunda colocação era do convidado Deyvid Fonseca, seguido de perto pelo seu companheiro de equipe na C.A. Kart Luis Espinhal. O "monstro” Gustavo Yanez  já era o quarto colocado após se desvinciliar da confusão na primeira volta. Marcelo Iazzetti e Eraldo Narvaez vinham logo atrás e completavam a lista dos pilotos com lugar no pódio naquele momento.
 
Após a décima volta, a liderança era mantida por Marcio Simão. Mas o piloto e organizador da THR não tinha vida facil, pois Deyvud Fonseca mantinha a distancia de cerca de 1 segundo inalterável! A terceira posição era disputada nesse momento por Luis Espinhal e Gustavo Yanez, separados por menos de três décimos! Marcelo Iazzetti vinha na quinta posição e assistia de camarote essa disputa. A sexta colocação era do convidado e campeão mundial de kart Mauricio Pereira, que largou dos boxes e vinha fazendo uma grande corrida de recuperação. Wendell Capraro e Eraldo Narvaez vinham disputavam a sétima posição. O mesmo ocorria com a disputa da nona posição, com Giovanni Cordeiro e Marcos Ascensão separados por menos de um segundo.
Imagem
 
Imagem
 
Marcio Simão praticamente “voou” na última parte da corrida para garantia a vitória com pouco mais de 5 segundos de vantagem para o convidado Deyvid Fonseca. Mauricio Pereira também demonstrou os motivos que o levaram ao titulo mundial e terminou em uma brilhante terceira posição após largar do boxes. Luis Espinhal segurou os ataques de Gustavo Yanez para fechar na quarta posição. A sexta posição ficou com Marcelo Iazzetti. Wendell Capraro e Eraldo Narvaez se empurraram até o final e fecharam na sérima e oitava posições,separados por menos de dois décimos. O mesmo ocorreu com a briga pela nona posição, em que Marcelo Nicoro superou o portugués voador Marcos Ascensão  por apenas dois décimos.

A vitória na subcategoria Novatos ficou com Fernando Nassif!

​Resultado completo no link:  
http://formulaskr.brasilkart.com.br/resultados.php?evento=1
Imagem
 
Imagem
 
Classificação  PRÓ
 
O “monstro” Gustavo Yanez manteve a liderança da categoria após a sexta etapa! A segunda colocação foi assumida por Marcio Simão, que tem o mesmo número de pontos que Luis Espinhal, mas ganha no critério de desempate em função da vitória nessa etapa. A quarta colocação é de Wendell Capraro e Samer Ghosn fecha a fortissima listado TOP 5 da categoria nesse momento!
 
Na subcategoria Novatos, o líder nesse momento é Gabriel Campos! Ele está empatado em pontos com Fernando Nassif, mas leva a melhor no critério de desempate. 
 

 

REGISTRO DE PUNIÇÕES

Categoria Light:

- ADV + 5 seg: Piloto Lauricy Mathi, por toque traseiro no Piloto Eduardo Navarro (Em revisão);
- ADV + 5 seg: Piloto Edson Xavier, por toque traseiro no Piloto Diogenes Alexandre;
- ADV + 5 seg: Piloto Gulherme Batista, por toque lateral no Piloto Ricardo Sousa (Em revisão);
- ADV + 20 seg: Piloto Eric Martins, por toque lateral no Piloto Geison Granelli (Em revisão).

Categoria PRÓ:

- ADV: Piloto Gustavo Yanez por toque lateral;
- ADV + 5 seg: Piloto Marcelo Nicoro por queima de largada;
- ADV + 5 seg: Piloto Alejandro, por toque lateral no Piloto Fabio PL;
- ADV + 5 seg: Piloto Nader Ghosn, por toque traseiro.

** Os incidentes ocorridos na primeira volta da corrida da categoria PRÓ estão sob investigação da Direção do campeonato. O parecer será comunicado aos pilotos até o dia 06/Agosto. **
 

 
ATENÇÃO!
 
A próxima etapa ocorrerá no dia 12 de Agosto no Kartódromo Granja Viana, com corridas as 15h30 e 16h20
.