RESUMO - ETAPA 07

Imagem
 
A sétima etapa da Temporada 2017 da Fórmula SKR foi realizada no último final de semana e teve como grande destaque o primeiro mini endurance da história do campeonato. Em uma corrida com 40 minutos de duração com uma troca de kart obrigatória, os pilotos tiveram que combinar velocidade e estratégia.

O destaque ficou para a grande interação que esse formato proporcionou entre os pilotos, amigos e familiares. Isso porque a troca de kart dependia de uma volta cronometrada de 4 minutos e os pilotos contaram com todo o tipo de ajuda para isso. Alguns se arriscaram a controlar tudo sozinho e também tiveram exito. Já outros....

Confira a seguir tudo o que rolou nessa etapa especial, que também contou com uma pontuação diferenciada!
Imagem
 
Imagem
 
Imagem
 
Imagem
 
Imagem
 
Imagem
 
 

 

CATEGORIA LIGHT

Imagem
 
Os pilotos da Light foram os primeiros a ir para a pista. Depois do alto nível técnico e da confusão causada na última etapa, o traçado dessa etapa era curto e conhecido de todos os pilotos por ser um dos padrões do KGV. E quem se beneficIou disso foi Frederico Capraro, que fez a pole position. Marcel Moreno ficou com o segundo melhor tempo, seguido por Eric Martins. O convidado Alejandro e Daniel Ribeiro completaram a lista dos cinco mais rápidos.

A largada ocorreu sem maiores problemas. O troféu “pneu cheio” dessa vez ficou com Andrez Velasco, que na primeira volta ganhou sete posições. Já o “pneu murcho” da etapa foi Romulo Pavan, que perdeu 9 posições após sofrer um toque considerado como normal de corrida.
Imagem
 
Imagem
 
Ao final da primeira passagem, a liderança era mantida por Frederico Capraro. Eric Martins e Geison Granelli brigavam pela segunda posição e reviviam a polêmica disputa da última etapa. Logo atrás estavam Marcel Moreno e Alejandro na disputa pelo quarto lugar. Daniel Ribeiro era o sexto colocado e fechava  a lista dos pilotos que iriam para o pódio naquele momento

A vigésima volta foi a última antes dos pilotos iniciarem as paradas para troca de kart. Nesse momento, Fredy mantinha a lideranã com confortáveis seis segundos de vantagem para Alejandro, o segundo colocado. A terceira posição era disputada por Marcel Moreno e Geison Granelli, separados por apenas 0,2 decimos. Filipe Marques era o quinto colocado e sentia a forte pressão de Eric Martins e Daniel Ribeiro. Os três pilotos estavam separados por apenas meio segundo!

Após essa volta tivemos o inicio das paradas obrigatórias para troca de kart, uma situação completamente inédita na história da Fórmula SKR. Todos os pilotos realizaram a parada com sucesso, com exceção de Daniel Peach e Edson Xavier que haviam abandonado a corrida nesse momento. O prêmio de melhor parada ficou com Tiago Silva, que realizou a mesma em 4:00.905!
Imagem
 
Imagem
 
 A volta 34 marcou a primeira passagem completa após o fim das trocas obrigatórias. A liderança foi mantida por Fredy Capraro, que viu a distancia para Alejandro cair para ainda confortáveis 5 segundos.  A terceira posição era mantida por Marcel Moreno, que nesse momento estava a menos de 0,2 décimos de Alejandro. A quarta posição nesse momento era ocupada por Lauricy. Porém, em função de ter realizado uma parada com menos de 4 minutos, Lauricy seria punido com 1m20seg ao final da corrida e certamente cairia na tabela de classificação. A quinta colocação era de Geison Granelli. Em sexto vinha o convidado Sergio Miake, que fazia uma corrida bastante regular. Logo atrás estava Filipe Marques, seguido de muito perto por Marcelo Dinhi e Eric Martins.  Daniel Ribeiro completava a lista dos dez primeiros.

Não houve surpresas no momento da bandeirada quadriculada e pela segunda vez consecutiva e terceira no ano, o vencedor foi Frederico Capraro! Marcel Moreno, mesmo advertido com 5 segundos após um toque ficou com a segunda colocação. A terceira posição ficou com Geison Granelli, acompanhado por Alejandro que também foi punido. Sergio Miake finalizou a sua primeira participação na Fórmula SKR com uma ótima quinta colocação. FilipeMarques se segurou dos ataques de Eric Martins até o final para garantir a sexta colocação. O oitavo colocado foi Daniel Ribeiro. Marcelo Dinhi ficou com a nona posição após ser punido com 14 segundos por ter feito uma parada abaixo do tempo exigido. Eduardo Navarro fechou a lista dos dez melhores dessa etapa!

Frederico Capraro também levou a vitória na subcategoria Novatos. Geison Granelli garantiu o lugar mais alto na subcategoria Pesados. 

Resultado completo no link: 
http://formulaskr.brasilkart.com.br/resultados.php?evento=1
Imagem
 
Imagem
 
CAMPEONATO LIGHT

Mesmo com a bela sequência de vistórias de Fredy Capraro, Marcel Moreno se mantém na liderança da categoria Light com 112 pontos. Fredy vem  logo em seguida com 109 pontos.  A terceira colocação é de Eric Martins com 97 pontos. Eduardo Navarro, com 92 pontos, é o quarto colocado, apenas um ponto a frente de Ricardo Sousa, que fecha o TOP 5 da categoria nesse momento.

Na subcategoria Novatos, a liderança é de Marcel Moreno. Eric Martins é o líder da Pesados.
 

 

CATEGORIA PRÓ

Imagem
 
A categoria PRÓ foi para a pista com a missão de realizar uma primeira volta sem incidentes após a grande confusão vista na última etapa.  Missão dificil nesta que é a temporada mais disputada da história da Fórmula SKR! Quem soube aproveitar melhor o treino e cravou a pole position foi Marcio Simão! Wendell Capraro ficou com o segundo melhor tempo, segui por Rodrigo Giacomini. Fernando Nassif e Thiago Moreira completaram os cinco mais rápidos.

E a difícil missão foi cumprida! Os pilotos da PRÓ deram show de controle e respeito no momento da largada, que ocorreu sem maiores incidentes. Marcos Ascensão levou o troféu “Pneu cheio” após ganhar quatro posições durante a primeira passagem. Já o troféu “Pneu murcho” foi dividido entre os pilotos Marcelo Nicoro, Gustavo Yanez e Ricardo Gomes, que perderam 3 posições nesta primeira volta. 
Imagem
 
Imagem
 
Ao final da primeira passagem, a liderança era mantida por Marcio Simão. Rodrigo Giacomini havia pulado para segunda após boa largada, seguido de perto por Wendell Capraro. Cerca de dois segundos atrás, Thiago Moreira liderava a disputa pela quarta posição, que contava ainda com os pilotos Fernando Nassif e Eraldo Narvaez separados por menos de 0,4 décimos.

A 19 volta foi a última antes do inicio das paradas, momento em que a estratégia também entraria na pista! Nesse momento, Wendell Capraro era o lider, mas trazia consigo Marcio Simão. Os dois pilotos, de forma bastante inteligente, se empurravam para tentar abrir vantagem para o terceiro colocado Thiago Moreira. Eraldo Narvaez era o quarto colocado. A quinta colocação nesse momento era disputada  por seis pilotos separados por menos de um segundo! Eram eles: Marcelo Nicoro, Rodrigo Giacomini, Marcos Ascensão, Gabriel Campos, Gustavo Yanez e Samer Ghosn. Momento de muita emoção para os espectadores e também para os fiscais de pista!

A volta seguinte marcou o inicio da janela de trocas, que duraria 10 minutos. Todos os pilotos da categoria realizaram a parada e o mais rápido foi Gabriel Campos, com o incrível tempo de 4:00.124! Rodrigo Giacomini e Gustavo Yanez também conseguiram cravar a parada perfeita de 4:00. 

Imagem

A 34 volta foi a primeira após as paradas e serviu para mostrar quem soube definir a melhor estratégia. A liderança nesse momento havia sido retomada por Marcio Simão, mas Wendell Capraro continuava acompanhando bem de perto o seu rival. Marcos Ascensão assumiu a terceira colocação após ótima estratégia na troca de kart. Rodrigo Giacomini e Gustavo Yanez, que cravaram a parada perfeita, também subiram na clssificação e disputavam nesse momento a quarta colocação. Gabriel  Campos era o sexto colocado na pista, mas nesse momento já havia sido punido com 20 segundos após incidente na curva na primeira metade da prova. Samer Ghosn vinha na sétima colocação, pouco menos de 0,2 atrás de Gabriel. Fabio PL ocupava nesse momento a oitava posição, seguido por Marcelo Iazzetti.  Gabriel Bianchi era o décimo colocado.

Marcio Simão soube controlar os ataques de Wendell Capraro até o final e conquistou a sua segunda vitória consecutiva na temporada! Marcos Ascensão foi outro que também se defendeu até o último metro dos ataques de Rodrigo Giacomini e Gustavo Yanez para conquistar a terceira colocação. O três terminaram a corrida separados por menos de 0,3 decimos.  Samer Ghosn ficou com a sexta colocação e garantiu o seu lugar no pódio. Marcelo Iazzetti ficou com a sétima posição, seguido por Eraldo Narvaez. Fabio PL e Gabriel Bianchi, separados por 0,1 décimo, completaram a lista dos dez primeiros dessa etapa!

Mesmo punido, Gabriel Campos ficou com a vitória na subcategoria Novatos.

Resultado completo no link: 
http://formulaskr.brasilkart.com.br/resultados.php?evento=1

Imagem
 
Imagem
 
CAMPEONATO PRÓ

Após o dominio total do “monstro” Gustavo Yanez desde o inicio da temporada, a categoria PRÓ tem um novo lider! Marcio Simão possui 114 pontos, um a mais do que o “monstro”. A terceira colocação é se Samer Ghosn, com 96 pontos. Luis Espinhal aparece na quarta posição com 93 pontos, um a mais do que Rodrigo Giacomini, que completa a lista do TOP 5 da categoria PRÓ!

Gabriel Campos mantém a liderança da subcategoria Novatos, com 61 pontos. 
 

 

REGISTRO DE PUNIÇÕES

Categoria Light:

- ADV + 5 seg: Piloto Marcel Moreno, por toque lateral com ganho de posição;
- ADV + 5 seg: Piloto Alejandro, por toque lateral;
- ADV + 5 seg: Piloto Daniel Ribeiro, por toque traseiro com prejuízo ao outro piloto;
- ADV + 5 seg: Piloto Juan Carlos, por toque lateral;
- ADV + 5 seg: Piloto Daniel Peach, por toque traseiro;
- ADV + 14 seg: Piloto Marcelo Dinhi, por parada abaixo do tempo exigido em 7 segundos;
- ADV + 1m20seg: Piloto Lauricy Mathii, por parada abaixo do tempo exigido em 40 segundos;
- ADV + 2 seg: Piloto Romulo Pavan, por parada abaixo do tempo exigido em 1 segundo;
- Desclassificação: Piloto Edson Xavier, por atitude anti-desportiva.

Categoria PRÓ:

- ADV + 20 segundos: Piloto Gabriel Campos, por toque traseiro 
 

 
ATENÇÃO!
 
A próxima etapa ocorrerá no dia 16 de Setembro no Kartódromo de Interlagos, com corridas as 17h00 e 17h30.